A Semana Santa 2023 em nossa paróquia

A Igreja, ao celebrar a paixão, morte e ressurreição de Cristo, santifica e renova a si mesma. Por isso, a Semana Santa constitui o coração e o cerne do Ano Litúrgico. Seguimos nesses dias pelas pegadas do Mestre, começando pelo festivo Domingo de Ramos até chegar à prisão, julgamento e execução de Jesus Cristo.

Todos esses eventos foram e são recordados e vividos. Celebrada em Jerusalém desde os anos 400 DC, a Semana Santa brotou da devoção dos primeiros cristãos. Ela tem seu ápice no Tríduo Pascal começando na quinta-feira com a Missa da Ceia do Senhor e o ritual do Lava pés.

Domingo de Ramos

Na última ceia, Jesus instituiu a Eucaristia (Comunhão)Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês." Lc 22:19-20.

Instituição da Eucaristia

Lava-pés

Nesse gesto, que simboliza solidariedade e humildade, Jesus pôs-se a serviço do outro, a fim de redimir ou lavar os pecados. Ele pediu a seus discípulos que seguissem seu exemplo, colocando-se um a serviço do outro.

...passando pela Paixão de Cristo e culminando com a Vigília Pascal e o Domingo da Ressurreição, que são para Santo Agostinho “os três dias mais sagrados” do calendário cristão. Daí a obrigação imposta ao povo de Deus de viver esse período com fé, respeito e adoração.

Via Sacra

A Via Sacra começou às 6 h da Sexta-Feira da Paixão e saiu da capela do Poço da Panela, percorrendo as ruas em direção à Igreja Matriz. Nas 14 estações, foram recitadas orações recordando a paixão de Jesus, meditando seu sofrimento desde o tribunal de Pilatos até o Calvário.

Procissão Senhor Morto

O ponto alto do Tríduo é a Vigília Pascal.A Vigília Pascal tem quatro partes fundamentais: Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia. Na bênção do fogo, o Círio Pascal, uma vela grande, é aceso no fogo novo, trazendo o ano que estamos vivendo e duas letras do alfabeto  grego,  ou  seja,  o  Alfa  e  o  Ômega,  que representam Jesus, nossa Luz, Princípio e Fim de tudo e de todos, Senhor do tempo e da história.

Vigília Pascal

A Igreja espera para receber a Luz do Círio, que representa o Cristo ressuscitado. A Palavra de Deus recorda toda caminhada do povo de Israel, aguardando o Messias, e apresenta Jesus como o verdadeiro Messias, Salvador. É nesta celebração que todos renovam sua fé e confiança no Deus Altíssimo. Com o Batismo nos unimos a Cristo e na Eucaristia recebemos o próprio Cristo, onde o pão se transforma em Seu corpo e o vinho no Seu sangue. Feliz Páscoa!