A Paróquia de Casa Forte

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus - da Casa Forte - tem um conceito muito importante, dentre as 116 Paróquias da Arquidiocese.

A orientação e a assistência espiritual, desenvolvidas pelo Padre José Edwaldo Gomes, são reconhecidas. Paroquianos realizam ENCONTROS DE CASAIS COM CRISTO – E.C.C. Depois, os Círculos de Estudos se reúnem e analisam o Evangelho, e as reuniões aproximam as famílias. Jovens e adolescentes  realizam  ENCONTROS DE JOVENS E DE ADOLESCENTES.  Após os Encontros, casais e jovens se integram à Paróquia, participando das atividades, como exemplo: LITURGIA - MINISTROS DA EUCARISTIA – BATISMO– CATEQUESE– CRISMA - COMUNICAÇÃO - ENCONTRO DE IRMÃOS ( reunião de idosos  para formação religiosa e distribuição de alimentos, roupas, utensílios domésticos) –ESCOLA  DA FÉ ( para Evangelização, através de Palestras, Cursos e Aulas).

Há o trabalho do Núcleo de Casa Forte, da ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CARIDADE – A.I.C. , Entidade Católica Feminina fundada por São  Vicente de Paulo, na França, em 1617. Senhoras buscam a recuperação de irmãos que se encontram carentes. Outros Voluntários, durante a semana, visitam as localidades: “LEMOS TORRE”, “SANTANA”, “VILA DO VINTÉM”, “CABOCÓ” E “BANANAL”, para formação cristã e informação relativa ao cuidado com os filhos. Há “pesagens”, distribuição de leite, material de limpeza e noções de higiene pessoal. Através da CATEQUESE, crianças são preparadas para a Primeira Eucaristia. Quando a dificuldade impede o homem de comparecer à Igreja, é preciso que a Igreja vá até ele.

No mês de novembro, os paroquianos realizam a Festa da Vitória Régia, que conta com barracas de alimentação, parque de diversão, além de palco, onde se apresentam atrações musicais. Pela sua importância, está incluída no Calendário Turístico da Cidade do Recife. O total da renda é revertido às obras sociais da Paróquia.

Duas Instituições, fundadas e mantidas pela Paróquia, que realizam um trabalho digno de registro: A CRECHE BENEFICENTE MENINO JESUS e a CASA DA CRIANÇA MARCELO ASFORA, entidades sem fins lucrativos que funcionam, à Rua Samuel de Farias e na Praça de Casa Forte, ao lado do Salão Paroquial, respectivamente. Juntas, acolhem 300 crianças, na faixa etária a partir de quarenta e cinco dias, até 14 anos, exclusivamente do meio popular do bairro, filhas de mães residentes no bairro que exercem atividade profissional fora do lar, precisando deixar os filhos em lugar seguro, de 2ª. a 6ª feira, no horário de 07h00 às17h00. Eles recebem as três refeições diárias e lanches. É oferecida assistência médica, odontológica e psicológica.  A CRECHE recebe 180 crianças até completarem seis anos, quando são encaminhadas à CASA DA CRIANÇA. Ali, por já estarem matriculadas em Escolas, as crianças recebem formação religiosa, reforço escolar, assistência médica e educação profissional e permanecem até os 14 anos.

Deve-se registrar um fato: A CRECHE, instalada em prédio antigo, não dispunha de espaço para o lazer das crianças. Assim a única solução seria a construção de uma quadra esportiva sobre a casa já ocupada. A empresa ALCOA NORDESTE, que doara cozinha e lavanderia industriais, tomou conhecimento. Então a ALCOA FUNDATION, nos Estados Unidos, diante da inusitada ideia, solicitou cópia do projeto. Para surpresa, chegou autorização daquela Fundação, para o início das obras, respondendo pelo custo total.
Atualmente, o Padre Edwaldo já se preocupa com a construção de imóvel residencial para acolher moradores pobres.

Por estas e outras realizações, vale lembrar a lição do Mestre, acerca da semente que caiu em terreno fértil. (Mt 13,8).  Assim pode-se definir a Paróquia de Casa Forte, como uma PARÓQUIA  VIVA.