Participem conosco da Celebração Eucarística da quarta-feira de Cinzas, na Matriz de Casa Forte, às 19h30.
A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário católico. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) ou quarenta e seis dias (contando os domingos). Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.
Desde o Antigo Testamento as cinzas são usadas como um símbolo do arrependimento. O próprio Jesus fez referência ao uso das cinzas. A respeito daqueles povos que recusavam-se a se arrepender de seus pecados, apesar de terem visto os milagres e escutado a Boa Nova, Nosso Senhor proferiu: "Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês tivessem sido realizados em Tiro e Sidom, há muito tempo elas se teriam arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas. (Mt 11,21).
As primeiras edições deste sacramental datam do século VII. Na primeira celebração da quaresma, na quarta-feira de Cinzas, são utilizadas as cinzas feitas com os ramos de palmas distribuídos no ano anterior no Domingo de Ramos. O sacerdote abençoa as cinzas e as impõe na fronte de cada fiel traçando com essas o Sinal da Cruz. Logo em seguida diz: "Recorda-te que és pó e em pó te converterás" ou então "Arrepende-te e crede no Evangelho".
No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta quarta-feira realiza também a abertura oficial da Campanha da Fraternidade de 2014. Este ano, o tema é "Fraternidade e Tráfico Humano" e o lema "É para a liberdade que Cristo nos libertou".
Participem !
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.