39º Festa da Vitória Régia


A Festa da Vitória Régia, em Casa Forte, pratica a solidariedade há 39 anos. Ela foi aos poucos, de 1978 até chegar aos dias de hoje, transformando-se num dos maiores eventos de Rua do Recife. Pela Praça, onde tudo acontece, circulam em três dias mais de 50 mil pessoas que se divertem ajudando os mais necessitados. Em 2017, de 10 a 12 de novembro, ela renderá homenagem aos paroquianos que trabalham o ano inteiro para fazer da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, que era comandada há 46 anos pelo padre Edwaldo Gomes falecido em julho último, uma igreja viva e atuante. 

O campo de atuação desses paroquianos vai de obras de prestação de serviço a outras de caridade, que ajudam na vida em família, com destaque para catequese, alimentação, saúde e educação, onde essas tarefas são exercidas por pastorais espalhadas pelas comunidades do Bananal, Vila Vintém, Lemos Torres, Santana, Poço da Panela e Casa Forte, uma área vasta, onde moram quase 20 mil pessoas, com as pastorais se colocando, voluntariamente, a serviço da comunidade, levando conforto e ensinamentos cristãos. Entre essas obras está a Casa da Criança Marcelo Asfora, que atende um público de 7 a 14 anos de idade, garantindo educação de qualidade. 


Uma festa que tem história.

A Vitória Régia tem e faz história. Ela figura no calendário turístico-cultural do Recife como uma festa tradicional, caracterizada pelo envolvimento da comunidade.  Começou há 39 anos como uma aposta para arrecadar fundos, capaz de garantir o funcionamento das obras assistenciais e sociais da Paróquia de Casa Forte. Agigantou-se. Pulou de 3 a 4 pequenas barracas de comida e artesanato para 20 grandes tendas. Tornou-se mais abrangente atendendo pessoas que gostam de arte, esporte, gastronomia e diversão, mas sempre como um evento voltado para o congraçamento das famílias numa festa beneficente. 

O ambiente é seguro e agradável. Tem opção para todos os gostos e todas as idades. A culinária vai da regional à internacional. Música ao vivo. Pastoril e pintura na praça para a criançada, além de parque de diversão. Artesanato e também até brechó vendendo barato roupas de segunda mão. Tem ainda caminhada, corrida, além de passeio ciclístico. 

Quem participa da 39ª Festa da Vitória Régia, como consumidor ou patrocinador, está ajudando na formação de 120 crianças e adolescentes pobres, assim como diminuindo as agruras de centenas de pessoas que vivem na linha da mais absoluta pobreza.



Share on Google Plus

About Stela

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.