A Campanha da Fraternidade 2017



BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA 

Neste ano, a Campanha da Fraternidade aborda o tema Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida; e como lema: Cultivar e guardar a criação, com base na versículo 15, do capítulo 2, do livro do Gênesis. O termo Bioma é composto por dois sufixos: bio (vida), oma (dá ideia de grupo, conjunto). Um bioma é um conjunto de vida (animal e vegetal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contínuos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.

No Brasil, existem 6 biomas, sendo 3 totalmente brasileiros, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica e 3 que se estendem pelos países fronteiriços, Amazônia, Pantanal e Pampa.  A campanha preconiza o conhecimento de suas potencialidades, biodiversidade e as condições sócio-econômicas de suas comunidades.

Objetivo Geral: Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho. 
Objetivos específicos:

- Aprofundar o conhecimento de cada bioma, de suas belezas, de seus significados e importância para a vida no planeta, particularmente para o povo brasileiro; 
- Conhecer melhor e nos comprometer com as populações originárias (reconhecimento de direitos e respeito à história, cultura, território e modo de viver);
- Compreender o impacto das grandes concentrações populacionais sobre o bioma em que se insere;
- Manter a articulação com outras instituições em prol da preservação das riquezas naturais e o bem-estar do povo brasileiro;
- Comprometer as autoridades públicas para assumir a responsabilidade sobre o ambiente e a defesa dos povos; 

A partir do bioma em que vive e em relação com os povos originários desse bioma, cada comunidade faça o discernimento de quais ações são possíveis, quais as mais importantes e de impacto mais positivo e duradouro. 

A CF deseja despertar as comunidades, as famílias e as pessoas de boa vontade para o cuidado e cultivo da casa comum. 

Cuidar da obra saída das mãos de Deus deveria ser um compromisso de todos cristão.

Share on Google Plus

About Marcio Bourbon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.