É tempo de QUARESMA - Momento de Reflexão , Oração, Jejum e Caridade

A Quaresma é tempo de retomar o caminho de se abrir à graça do Senhor, que nos ama e no socorre. É nesse tempo oportuno, não obstante nossas infidelidades, fraquezas, indecisões, que Deus guiará certamente nossos passos para o encontro com ele.

São também os três caminhos quaresmais apontados pela Igreja:

- A Oração nos leva a uma EXPERIÊNCIA pessoal com Deus..
- O Jejum nos leva a um gesto concreto de conversão: privar-se de algo para uma liberdade interior maior.
- A Caridade nos leva a nos doar aos irmãos, no serviço fraterno, em gesto de solidariedade e de partilha.

É hora de rasgarmos nosso coração diante de Deus, que é tão bom para conosco e nos dá remédios para nos curar

“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus” (Jl 2,12)

Deus nos dá a graça, hoje, de iniciarmos o tempo favorável, o tempo da graça, o kairos de Deus em nossa vida. A Quaresma é o tempo que o próprio Senhor nos concede, na Sua infinita bondade, para que possamos nos converter de nossos maus procedimentos, de nossos atos que não fazem bem a nós, ao próximo nem a Deus.

A Quaresma é o tempo especial da graça do Senhor, de nos voltarmos para Ele. É tempo de rasgarmos, com toda intensidade, o coração, para que ele se apaixone novamente por Deus.

Acabamos de sair do carnaval, quando as pessoas rasgavam ou tiravam suas roupas, suas próprias vestes! Tantas coisas erradas, vergonhosas e negativas aconteceram. Diante de tudo isso, nosso olhar sobre o mundo não é de julgamento ou de condenação, mas de penitência, é tempo de de clamarmos pela misericórdia divina, para que Deus nos dê um coração convertido.

É hora, agora, de rasgarmos o nosso coração diante da presença de Deus. O Senhor, que é tão bom para conosco, dá-nos três remédios para curar o mal do nosso pecado, para que o nosso coração se converta: o jejum, a esmola e a oração.

O jejum é um caminho de disciplina interior, onde não nos escravizamos pelo alimento, mas deixamos o nosso corpo na servidão de Deus. Jejuar com o coração não é simplesmente deixar de comer isso ou aquilo, mas para que tudo aquilo que fizermos seja para que tenhamos controle da nossa própria vida, sobre nossas escolhas e vontade.

A esmola tem uma outra tradução em nossa língua que se chama caridade. É tempo de nos abrirmos para as obras de misericórdia, sejam elas divinas ou corporais. Acima de tudo, dar esmola ou viver a caridade é preocupar-se com o outro, cuidar do outro, tirar o melhor de si ou do que tem para dar o que o outro precisa ou não tem.

A oração é nossa relação profunda com Deus, é colocar-se em comunhão com Deus. Não basta sabermos que Ele existe, que está no meio de nós; é preciso buscá-Lo e ouvi-Lo. É preciso colocar-se no silêncio interior, no recolhimento do nosso quarto para cultivar uma relação amorosa com o Senhor.

Que a Quaresma seja um tempo de graça, conversão e mudança de vida para todos nós!

(Reflexão Padre Roger)

Venha participar conosco da celebração de Cinzas, hoje, na Paróquia de Casa Forte

About Paroquia Casa Forte

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários: