Como foi a Assembleia Pastoral Paroquial de 2015

Foi realizada no dia 28 de novembro de 2015, a Assembleia Pastoral Paroquial, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Casa Forte, no salão paroquial, com o tema: IGREJA NOSSA CASA, QUEM AMA CUIDA. Estiveram presentes 60 paroquianos, representando as diversas pastorais e grupos de serviços.

Inicialmente, Dom Genival acolheu os participantes da assembleia e fez uma pequena explanação do objetivo desta assembleia. Em seguida, convidou Genildo, representante do CAEP, para ministrar a primeira palestra. Nesta palestra, Genildo apresentou o balanço financeiro da paróquia e a situação emergente para quitar dívidas trabalhistas, até o final do ano, com a indenização dos funcionários da Creche, que será municipalizada.

A segunda palestra foi ministrada por representantes da pastoral do dízimo da paróquia do Vasco da Gama, Aziel, Verônica e Severina, que apresentaram as formas de arrecadação praticadas pela pastoral, e pelo Pe. Amaurílio, que estão dando certo em termos de cumprimento de metas. Foram registrados alguns dados interessantes: a pastoral do dízimo é composta por 30 participantes; este número permite que, em todos os eventos, missas e reuniões, tenham plantões de representantes desta pastoral; existem 2.400 pessoas cadastradas nesta pastoral e 1.600 pessoas são fiéis ao dízimo, que funciona com uma ficha pessoal, carteirinha e livro de anotações que circulam durante os plantões.

A pastoral faz divulgação através de calendários, panfletos, oração do dizimista, missa para os aniversariantes do mês e coloca no mural os nomes dos dizimistas e também a prestação de contas da paróquia.

Após uma dinâmica de descontração para a formação dos grupos de trabalho, comandada por Aerton, foram formados 6 grupos, para debater, propor e responder três questões formuladas pelo Grupo de Assessoria.

Após o almoço, Pe. Deyvson proferiu a palestra “Somos um só Coração e uma só alma”. Com esta palestra, ele procurou sensibilizar a assembleia a se engajar nesta proposta de reformulação da arrecadação do dízimo.

Integrantes da Pastoral do Dízimo relataram que muitas das propostas apresentadas já foram implementadas na paróquia, mas encontraram resistências e não surtiram os efeitos desejados.

Os representantes das seis equipes apresentaram os resultados das discussões, com base nas questões formuladas, que serão trabalhadas junto ao CPP - Conselho Pastoral Paroquial-  e servirão de orientação para nortear as ações da Pastoral do Dízimo.

No encerramento, Dom Genival juntamente com Pe. Deyvson e Diácono Aerton agradeceram e proferiram a oração final.