Clero arquidiocesano realiza Retiro anual

Um mergulho no dom do Ministério Sacerdotal. Assim tem sido o Retiro Anual do Clero da Arquidiocese de Olinda e Recife realizado no Convento dos Frades Franciscanos, em Lagoa Seca (PB), próximo à cidade de Campina Grande. Diáconos e padres participam de momentos de oração, espiritualidade e adoração ao Santíssimo Sacramento.
Os exercícios espirituais estão sendo conduzidos pelo o arcebispo da Arquidiocese de Mariana (MG) e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha. As reflexões são feitas a partir da Palavra de Deus, dos documentos da Igreja, especialmente, os produzidos durante o Concílio Vaticano II, além dos ensinamentos dos papas Francisco, Bento XVI e beato João Paulo II, que, segundo o arcebispo, “enriqueceram a Igreja com seus magistérios”.
Dom Geraldo ressaltou a alegria em poder conduzir as meditações sobre a missão dos sacerdotes. “Temos tido momentos muito bonitos de espiritualidade e recolhimento com a presença numerosa dos padres e diáconos. O clima é de muito acolhimento e está havendo abertura por parte dos participantes. Estão sendo momentos de graça porque sei da importância da Arquidiocese de Olinda e Recife para a Igreja do Brasil, além da sua contribuição e rica história”, revelou.
Há alguns anos o retiro arquidiocesano tem sido realizado na primeira semana da Quaresma. Cerca de 160 membros do clero estão participando do encontro. O arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido, e o bispo auxiliar, Dom Antônio Tourinho, também estão em retiro. “O retiro é uma feliz oportunidade que temos para nos exercitar na intimidade com Jesus por meio da oração e interiorização”, afirmou dom Fernando.
O retiro prossegue até a próxima sexta-feira, 27, quando todos retorna11015417_1066373636722148_1820301566_nm à Arquidiocese de Olinda e Recife e retomam suas atividades.
Seminaristas – Dom Geraldo Lyrio Rocha terá um encontro na próxima sexta-feira, 27, com os seminaristas da Arquidiocese de Olinda e Recife e das dioceses de Nazaré da Mata, Afogados da Ingazeira, Palmares e Petrolina, que são alunos da Universidade Católica de Pernambuco. O arcebispo preside Missa às 8h, na Igreja Nossa Senhora da Graça, no Seminário de Olinda. A palestra terá início às 9h. “É uma grande alegria para mim poder encontrar com os seminaristas e conversar um pouco sobre a Sagrada Liturgia”, disse dom Geraldo.
Fotos: Padre Josenildo Tavares
Fonte:  Assessoria de Comunicação AOR