Os segredos do Conclave com Gerson Camarotti

Foi realizado no dia 7 de setembro, no Salão Paroquial da nossa paróquia, o evento com o jornalista Gerson Camarotti, que falou sobre o lançamento do seu livro: Segredos do Conclave, bem como, sobre o Papa Francisco.

Com 20 de anos de experiência em jornalismo e com a segurança de quem conhece bem a estrutura política da Santa Sé, Gerson repassou o conhecimento sobre tudo o que se passou durante o conclave do Papa Francisco.

Como no livro, falou não só das discussões que elevaram o argentino Jorge Mario Bergoglio ao posto mais alto da Santa Sé, mas também, nos deu uma ideia de como o primeiro Papa jesuíta da história pode dar um guinada no catolicismo, principalmente a partir da América Latina.

O jornalista mostrou como Bergoglio surgiu forte desde o início, mas sua candidatura ficou longe das especulações na mídia, pois, as intrigas poderiam minar sua pretensão. Foi Camarotti, aliás, um dos primeiros na imprensa mundial a detectar a preferência dos latinos pelo argentino, em detrimento do brasileiro Odilo Scherer, até então apontado como um dos favoritos (relembre aqui no post do blog - fonte G1.globo.com).

Ao fim, os presentes puderam fazer perguntas para o jornalista, que novamente, se mostrou disponível a todos, até mesmo, para o momento de autógrafos para aqueles que levaram livros para uma dedicatória do autor.

Foi evento muito interessante, que contou com diversas pessoas (entre paroquianos e convidados) e por representantes do clero da nossa Arquidiocese.

Agradecemos a participação de todos e, principalmente, de Gerson Camarotti, que , gentilmente, aceitou o convite da nossa paroquiana Vera Ferraz e do nosso querido pároco Padre Edwaldo.