Casa forte na 6ª Caminhada, Sim à Vida

A 6ª Caminhada, Sim à Vida, foi realizada no dia 21 de outubro, na orla da praia da Boa Viagem, entre o castelinho e o 2º jardim. Contou com a participação das 109 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife, além de fiéis vindos em caravanas das dioceses de  Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Afogados da Ingazeira, Floresta, Salgueiro e Petrolina.

Dom Fernando iniciou dizendo que a caminhada tem a finalidade de denunciar as práticas que ameaçam a vida, desde a sua concepção até o seu fim natural, incluindo o desmatamento e toda iniciativa, como o preconceito e motivações como as drogas, que vêm cerceando a vida de muito jovens. O Brasil, hoje, é considerado o país de maior consumo de craque do mundo, estatística que depõe contra a vida e a dignidade do ser humano. Também destacou que a presidenta Dilma Rousseff sancionou, no dia 16 de maio de 2012, a Lei Nº 12.647, que institui o Dia Nacional de Valorização da Família, a ser comemorado, anualmente, no dia 21 de outubro, em todo o território nacional.

A caminhada foi animada por seis trios elétricos, representando os vicariatos Recife Norte 1 e 2,  Recife Sul 1 e 2,  e o Vicariato de Olinda, que tocaram e cantaram músicas religiosas  em variados ritmos, com os cantores frei Damião Silva, o missionário da Canção Nova; Dunga Cristina Amaral, padre João Carlos, Batista Lima e muitos outros que conduziam a multidão, formada por 180 mil pessoas,  oriundas de pastorais, movimentos, grupos de oração, religiosos e comunidades católicas. Frei Joaquim, Vigário episcopal do Vicariato Recife Norte 1, levou a plateia ao delírio cantando a música “Ser missionário” e conclamando todos a favor do Sim à vida.

No encerramento, às 13h30, dom Fernando agradeceu a todas as comitivas, imaginando o esforço dos fiéis em estarem ali, notadamente dos que vieram de locais mais distantes, como a comitiva da diocese de Petrolina, que veio com três ônibus. Também fez alusão à presença dos bispos do território eclesiástico e solicitou ao dom Genivel, Presidente da Regional 2 da CNBB, que falasse em nome dos bispos que participaram da 6ª Caminhada. Dom Genivel  iniciou dizendo: “Meus irmãos e minhas irmãs! Primeiramente, cada bispo que está aqui se sente muito bem, porque viu seus diocesanos. Claro que quem teve o olho graúdo foi dom Fernando, com toda essa beleza de diocesanos. Que Bom! Cada um de nós disse Sim à vida a si mesmo. Cada um de nós  disse está feliz porque disse sim pela sua família, como família. Cada um de nós disse a Deus e à comunidade o sim à vida, porque veio de sua paróquia, veio de sua comunidade, de sua diocese. Nossa província eclesiástica de Olinda e Recife, Deus continue nos abençoando, porque nós amamos a Deus e abençoamos os irmãos, porque amamos a vida”. Ao final, agradeceu a e dom Fernando e a sua comitiva a feliz iniciativa de convidar as dioceses de Pernambuco para esse evento do Sim à vida. Com um Pai Nosso e uma Ave-Maria, dom Fernando encerrou o evento, convidando a todos para a 7ª Caminhada Sim à vida em 2013, que será realizada no dia 6 de outubro.

About Veronildo Souza de Oliveira