Paróquia celebra o Tríduo Pascal

Com muito Amor e Fé, a Paróquia de Casa Forte reviveu e celebrou o tempo mais sagrado do Ano Litúrgico e da vida do Cristão : o Tríduo Pascal.

Na Quinta Santa revivemos a Páscoa Eucarística, celebrada através de quatro realidades Litúrgicas: a Eucaristia, a Comunidade Eclesial, onde ela acontece, o Sacerdócio, que a perpetua através dos tempos e o Amor Fraterno, que deve animar.

Na Sexta-feira da Paixão começamos com a Via Sacra nos lembra o caminho da dor e do sofrimento de JESUS, no percurso de sua Divina missão Redentora, quando de modo perfeito e heróico, demonstrou uma profunda obediência ao Pai Eterno e um infinito Amor à humanidade de todas as gerações.

Mais tarde, revivemos a Liturgia da Paixão, onde presenciamos quatro momentos distintos:  a Liturgia da Palavra, com uma síntese da vida e da ação de Jesus, a Oração Universal, que exprime a abertura da comunidade consciente de que a Salvação de Cristo é para todos, a Adoração da Cruz, que nos mostra que Jesus passou a Páscoa de uma morte dolorosa e humilhante para a Ressurreição Gloriosa e o Rito da Comunhão sem ofertório com o Pão Eucarístico consagrado na véspera.

Por fim, em uma belíssima celebração no Sábado Santo, que começou fora da igreja, onde o fogo e o Círio pascal foram abençoados por Padre Edwaldo. O novo fogo simboliza o esplendor do Cristo ressuscitado e o Círio (vela pascal) será usado em todo o Tempo Pascal, permanecendo no santuário da igreja , e durante todo o ano em batismos, Crismas e funerais, lembrando a todos que Cristo é a "luz do mundo". Assim que o Círio foi aceso, prosseguiu através da igreja, e os presentes portavam velas que iam sendo acesas a partir do mesmo. Este gesto simbólico representa a "Luz de Cristo" se espalhando por todos. A escuridão é diminuída.

Após um belíssimo canto, apagaram-se as velas e iniciou-se a Liturgia da Palavra. A Liturgia da Palavra, composta de sete leituras do Antigo Testamento, são como um resumo de toda a História da Salvação. Logo Após, foi entoado solenemente o Gloria in excelsis Deo (Glória a Deus nas alturas) com sinos, sinetas e fogos de artifício. Após a celebração da Liturgia da Palavra, a água da pia baptismal foi solenemente onde todos renovaram os seus votos batismais e receberam a aspersão da água batismal.

Depois da oração dos fiéis, a Liturgia Eucarística continuou como de costume, sendo tradição a utilização da Oração Eucarística I, ou Cânon Romano, que é a mais solene de todas, pois Esta é a primeira missa do dia da Páscoa.

Assim, celebramos com muito Amor , Fé e Alegria o Tríduo Pascal e agradecemos a todos os paroquianos pela grande participação e, principalmente, aos coordenadores das celebrações, aos grupos de canto da Paróquia e a todos os integrantes da Pastoral Litúrgica e Catequética que com muita organização e dedicação preparam estas belíssimas celebrações.

About Filipe