Papa preside procissão e missa de Ramos.

Fonte: NE10



O Papa Bento XVI presidiu na manhã deste domingo (1º) a procissão e a missa de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano, na presença de milhares de fiéis reunidos para esta celebração com a qual se inicia a Semana Santa.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Papa atravessou a multidão a bordo de seu "papamóvel" até o altar instalado junto do obelisco situado no centro da Praça de São Pedro. Próximo ao obelisco, foi instalado um jardim com 13 oliveiras.

Bento XVI, que fará 85 anos dia 16 de abril e regressou na quinta-feira de uma viagem de seis dias pelo México e Cuba, parecia em forma.

O Papa, com vestes litúrgicas vermelhas (símbolo da vida), abençoou os ramos da multidão, composta em sua maioria por milhares de jovens, já que o domingo de Ramos coincide com a "jornada mundial da juventude" celebrada pelos católicos do mundo inteiro em cada diocese.

O Papa subiu as escadarias em frente à basílica de São Pedro, onde celebrou a missa de domingo de Ramos, um dia que descreveu como "o grande pórtico que nos leva à Semana Santa".

Em sua homilia, o Papa perguntou: "Quem é para nós Jesus de Nazaré? Que ideia temos do Messias? Que ideia temos de Deus? Esta é uma questão crucial que não podemos eludir, sobretudo nesta semana em que estamos chamados a seguir nosso Rei, que escolhe como trono a cruz".

"Somos chamados a seguir um messias que não nos garante uma felicidade terrena fácil, mas sim a felicidade do céu, a eterna bem-aventurança de Deus. Agora, temos de nos perguntar: Quais são nossas verdadeiras expectativas? Quais são os desejos mais profundos que nos trouxe hoje aqui para celebrar o domingo de Ramos e iniciar a Semana Santa?".

A festa de Ramos, com a qual os cristãos começam a Semana Santa, comemora a entrada de Cristo em Jerusalém, recebido por uma multidão que agitava ramos de oliveira, a alguns dias da Páscoa judaica.

Esta jornada precede, segundo os evangelhos cristãos, a prisão, crucificação e ressurreição de Jesus.
Share on Google Plus

About Marcio Bourbon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.