Faleceu Padre João - Paróquia das Graças

Nota de Falecimento – Padre João Novais

É com pesar que comunicamos, o falecimento do Padre João Novais.

Informamos ao povo de Deus da Arquidiocese de Olinda e Recife a notícia do falecimento do padre João de Oliveira Novais, até então administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro das Graças, na cidade do Recife.

Segundo as primeiras informações obtidas pela secretaria paroquial, o Pe. João Novais faleceu nas primeiras horas do dia 1º de Setembro de 2011, hoje, ainda dentro do avião que o levava a Lisboa para suas férias anuais. Seguiu viagem acompanhado de um médico, por orientação da companhia aérea. Foi socorrido num primeiro infarte dentro do voo, tendo recuperado-se. Passado o susto, tendo agradecido a todos, teve um segundo infarte, já próximo ao pouso, sobre o qual houve pouco a se fazer.Pe. João era português e por isso costumava curtir suas férias em sua terra natal. No próximo mês (outubro) completaria 50 anos de sacerdócio.

O Pe. João esteve à frente da Paróquia das Graças durante as últimas décadas, tendo levado esta comunidade a romper o milênio a passo da Igreja. Sempre fez questão de trazer os desafios propostos por todas as instâncias superiores da Igreja, fosse as campanhas de evangelização promovidas desde Roma, fosse pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fosse pela própria Arquidiocese de Olinda e Recife.

Também era zeloso pelas orientações da Igreja, quando Roma falava, em qualquer matéria, ele aceitava sem qualquer tipo de questionamento. Sua liturgia era impecavelmente obediente ao que manda a Igreja.

A missa de sétimo dia será celebrada em nossa comunidade no próximo dia 8 de setembro, dia da natividade de nossa senhora, às 20 horas. O sepultamento e demais celebrações naturalmente serão realizado em Portugal, pelas razões já citadas nesse texto. O expediente paroquial hoje foi encerrado, porém notícias podem continuar sendo publicadas aqui ao longo do dia.

O site da Arquidiocese de Olinda e Recife já publicou nota de falecimento, com justa homenagem, que pode ser conferida clicando aqui.