Paróquia de Casa Forte presente na JMJ 2011 em Madri




A Jornada Mundial da Juventude em Madri (JMJ 2011) foi um belíssimo encontro e demonstração de Fé e Esperança na Fé Católica. como afimou o nosso Papa Bento XVI. “O encontro em Madri foi uma magnífica manifestação de fé para a Espanha e para o mundo”, disse o papa, definindo o evento como “emocionante”. “Cerca de dois milhões de jovens de todos os Continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz”.

No encerramento da Jornada Mundial da Juventude, os brasileiros receberam a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora das mãos dos jovens espanhóis. O Brasil sediará a próxima JMJ, no Rio de Janeiro, em 2013. Como o Brasil é um país continental, e para que seja possível que os símbolos da Jornada passem por todas as cidades do país, tanto a Cruz quanto o Ícone de Nossa Senhora chegam ao Brasil já no próximo dia 18 de setembro de 2011, em um grande evento promovido pela Arquidiocese de São Paulo. 

O papa Bento XVI anunciou na quarta-feira, 24, o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro. O Santo Padre comunicou que a JMJ do Rio terá como lema “Ide e fazei discípulos todos os povos”, frase tirada do Evangelho segundo Mateus. 

Nossa Paróquia também se fez presente com a Participação dos  jovens Tiago Vidal (ex-integrante do Min. da Assessoria) e Hildo Neto (Pastoral da Crisma e ex-integrante do Min. da Assessoria) que nos relata aqui a experiência da JMJ 2011:




A experiência da JMJ

Depois de tentar transmitir da Espanha como estava o clima na Jornada Mundial da Juventude, vou relatar abaixo, já no Recife, como foi a JMJ de uma forma geral. 



A ficha de que eu iria para a JMJ só caiu quando cheguei ao aeroporto e encontrei outros jovens com uniforme da delegação oficial da CNBB. Já Espanha, fomos para a cidade de Malagón, onde vivenciamos a pré-jornada. A acolhida das pessoas foi impressionante. Criamos laços profundos nos poucos dias de convivência. Em pouco tempo, tivemos noção de como a Igreja Católica trabalha no local. A interação foi tanta que todas as vezes que nos encontrávamos com eles em Madri, durante a JMJ, a festa era certa. 

Já em Madri, um dos momentos mais marcantes foi a celebração eucarística que participamos no colégio onde ficamos hospedados. De uma forma simples e concreta, jovens do Norte e Nordeste se reuniram ao redor de um altar improvisado para a Santa Missa. Na abertura da JMJ, só conseguimos acompanhar pelo telão. Mesmo assim, já tivemos noção da magnitude do evento, com jovens do mundo todo lotando vários quarteirões e acompanhando em silêncio celebração. 

A chegada do Papa foi outro momento relevante. Apesar de também termos acompanhado tudo pelo telão, o Papa Bento XVI passou bem perto do nosso grupo com o papamóvel. A virgília e a missa de encerramento com certeza foram os pontos altos. Ver um aeroporto tomado de jovens do mundo todo por causa de Deus é algo inexplicável. O mais impressionante foi ver quase dois milhões de pessoas em silêncio por causa da Eucaristia. 

A falta de conforto, já que dormimos na poeira, sob pedras e levamos chuva, foi recompensada com o Papa passando bem perto de nós, e por duas vezes. O anúncio do Brasil como sede para a próxima JMJ foi bastante comemorado. Será uma grande graça para o País receber o maior evento da Igreja Católica. 


As catequeses com os bispos também merecem destaque. Foram momentos de formação, espiritualidade e integração que terão reflexos imediatos na vida da igreja no Brasil, já que mais de 15 mil brasileiros participaram dessas atividades. 

Uma questão importante é que as lideranças das diversas expressões jovens do País agora se conhecem pelo nome. Isso vai ajudar na integração e no fortalecimento dos laços para tornar a igreja católica forte e conhecida. 

Agora, é começar o serviço para organizar a JMJ Brasil 2013.

Veja mais sobre a JMJ 2011 no Blog do Setor da Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife: http://juventudeaor.blogspot.com/

Share on Google Plus

About Marcio Bourbon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.