A Jornada Mundial da Juventude em Madri (JMJ 2011) foi um belíssimo encontro e demonstração de Fé e Esperança na Fé Católica. como afimou o nosso Papa Bento XVI. : “O encontro em Madri foi uma magnífica manifestação de fé para a Espanha e para o mundo”, disse o papa, definindo o evento como “emocionante”. “Cerca de dois milhões de jovens de todos os Continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz”.
No encerramento da Jornada Mundial da Juventude, os brasileiros receberam a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora das mãos dos jovens espanhóis. O Brasil sediará a próxima JMJ, no Rio de Janeiro, em 2013. Como o Brasil é um país continental, e para que seja possível que os símbolos da Jornada passem por todas as cidades do país, tanto a Cruz quanto o Ícone de Nossa Senhora chegam ao Brasil já no próximo dia 18 de setembro de 2011, em um grande evento promovido pela Arquidiocese de São Paulo.
O papa Bento XVI anunciou na quarta-feira, 24, o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro. O Santo Padre comunicou que a JMJ do Rio terá como lema “Ide e fazei discípulos todos os povos”, frase tirada do Evangelho segundo Mateus.
Nossa Paróquia também se fez presente com a Participação dos jovens Tiago Vidal (ex-integrante do Min. da Assessoria) e Hildo Neto (Pastoral da Crisma e ex-integrante do Min. da Assessoria) que nos relata aqui a experiência da JMJ 2011:
A experiência da JMJ
Depois de tentar transmitir da Espanha como estava o clima na Jornada Mundial da Juventude, vou relatar abaixo, já no Recife, como foi a JMJ de uma forma geral.
A ficha de que eu iria para a JMJ só caiu quando cheguei ao aeroporto e encontrei outros jovens com uniforme da delegação oficial da CNBB. Já Espanha, fomos para a cidade de Malagón, onde vivenciamos a pré-jornada. A acolhida das pessoas foi impressionante. Criamos laços profundos nos poucos dias de convivência. Em pouco tempo, tivemos noção de como a Igreja Católica trabalha no local. A interação foi tanta que todas as vezes que nos encontrávamos com eles em Madri, durante a JMJ, a festa era certa.
Já em Madri, um dos momentos mais marcantes foi a celebração eucarística que participamos no colégio onde ficamos hospedados. De uma forma simples e concreta, jovens do Norte e Nordeste se reuniram ao redor de um altar improvisado para a Santa Missa. Na abertura da JMJ, só conseguimos acompanhar pelo telão. Mesmo assim, já tivemos noção da magnitude do evento, com jovens do mundo todo lotando vários quarteirões e acompanhando em silêncio celebração.
A chegada do Papa foi outro momento relevante. Apesar de também termos acompanhado tudo pelo telão, o Papa Bento XVI passou bem perto do nosso grupo com o papamóvel. A virgília e a missa de encerramento com certeza foram os pontos altos. Ver um aeroporto tomado de jovens do mundo todo por causa de Deus é algo inexplicável. O mais impressionante foi ver quase dois milhões de pessoas em silêncio por causa da Eucaristia.
A falta de conforto, já que dormimos na poeira, sob pedras e levamos chuva, foi recompensada com o Papa passando bem perto de nós, e por duas vezes. O anúncio do Brasil como sede para a próxima JMJ foi bastante comemorado. Será uma grande graça para o País receber o maior evento da Igreja Católica.
Uma questão importante é que as lideranças das diversas expressões jovens do País agora se conhecem pelo nome. Isso vai ajudar na integração e no fortalecimento dos laços para tornar a igreja católica forte e conhecida.
Agora, é começar o serviço para organizar a JMJ Brasil 2013.
Veja mais sobre a JMJ 2011 no Blog do Setor da Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife: http://juventudeaor.blogspot.com/
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.