Celebração reúne jovens pela vida da juventude




Por Camila Maciel - Jornalista da Adital
Apoio Maria Lioza Correia

Nesta quarta-feira (15), jovens em todas as regiões do Brasil realizam celebrações pela vida da juventude. A atividade faz parte da Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens e será realizada no marco dos dois anos de morte do Padre Gisley Azevedo, que era assessor do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). "É o primeiro ano que realizaremos esta atividade, mas esperamos que ela possa se repetir”, afirma Thiesco Crisóstomo, secretário Nacional da Pastoral da Juventude (PJ).

O Dia Nacional de Oração pela vida da juventude "será realizado de forma simples através de um ofício divino compartilhado com vários grupos e comunidades”, explica osecretário da PJ. A proposta é que a "Páscoa” do Pe. Gisley possa ser lembrada através de um roteiro de celebração a ser realizado em escolas, comunidades, grupos de jovens, dentre outros espaços, sendo puxados pelas Pastorais de Juventude ou outras organizações.

"O assassinato do Padre Gisley tem sido uma das forças motrizes da Campanha. É uma forma de mostrar que o seu martírio não foi em vão”, afirma Thiesco. Ele acredita que a violência cometida contra o padre expressa o porquê da existência da Campanha contra Violência e Extermínio de Jovens.

Gisley Azevedo foi morto aos 31 anos, em Brasília (DF), em um assalto e teria sido atraído pelos executores através do trabalho de auxílio que realizava com esses jovens, tendo em vista que recebeu um telefonema de um deles."Comprometido com a vida da juventude, (...) lamentavelmente ele foi vítima da violência que ansiava combater”, diz a nota da CNBB divulgada à época.

A campanha
A Campanha foi lançada em novembro de 2009 pelas Pastorais da Juventude do Brasil, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A proposta nasceu com o intuito de unir forças em defesa da vida da juventude, denunciar o extermínio de jovens no Brasil e desenvolver ações que possam contribuir pra mudar esta realidade.
Share on Google Plus

About Marcio Bourbon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.