Vamos celebrar juntos o dia de Pentecostes!

Para celebrar a Festa de Pentecostes, que marca o fim do período pascal para a Igreja, a Arquidiocese de Olinda e Recife preparou um domingo especial para os católicos. A programação do próximo dia 24 prevê uma série de momentos de louvor, oração e pregação, além da celebração de uma missa presidida pelo arcebispo, dom Fernando Saburido e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Antonio Tourinho Neto. Ao todo serão mais de dez horas de atividades religiosas.
“Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus”. Atendendo ao pedido do papa Francisco, o trecho do Evangelho de São Mateus (Mt 5,8) será o tema da Jornada Arquidioesana da Juventude (JAJ) 2015. O evento abre o domingo de Pentecostes, a partir das 8h. O primeiro momento da jornada será realizado simultaneamente em quatro locais distintos, mas com o mesmo propósito de refletir e debater a mensagem evangélica.
JAJ cartazPastorais da juventude e grupos de Encontro de Jovens com Cristo (EJCs) se reunirão na Igreja do Santíssimo Sacramento, na Boa Vista. No mesmo bairro, os movimentos juvenis se concentrarão, na Igreja da Santa Cruz; as novas comunidades, na Igreja Nossa Senhora da Soledade; e as congregações, na quadra do Colégio São José.
A partir das 10h, os grupos sairão em caminhada com destino ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizada no antigo Colégio Nóbrega. Animados pelo ministério de música da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), que se apresentará na Frevioca, os jovens seguirão o trajeto: Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja da Santa Cruz, Colégio São José, Igreja Nossa Senhora da Soledade e Santuário Nossa Senhora de Fátima.
No santuário, além do presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude, padre Antônio Gomes, o arcebispo, dom Fernando Saburido fará a acolhida dos jovens. Na ocasião, será realizado um momento especial de oração e a celebração da Palavra.
Após o almoço, a juventude conduzirá o andor de Nossa Senhora de Fátima em caminhada até o Cais da Alfândega, no Bairro do Recife. Todo o percurso será animado pela banda Tribo de Jacó.
Celebrando a unidade
Cartaz Pentecostes Recife
“Somos Igreja a serviço da paz e da esperança”. Esse é o tema da Festa de Pentecostes que começa às 14h, no Cais da Alfândega. A acolhida e animação dos fiéis ficarão por conta do frei Damião Silva e sua banda. A apresentação do religioso contará com a participação especial da cantora Cristina Amaral.
O padre João Carlos também subirá ao palco, dando continuidade ao momento de louvor da festa. O sacerdote ainda fará uma pregação sobre o tema deste ano.
Dom Saburido, concluirá a solenidade de Pentecostes, presidindo a missa, a partir das 16h00. Na edição deste ano, durante a celebração será realizado um lucernário. O coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre Josenildo Tavares, explica que o evento será um momento de vivenciar a unidade da Igreja.
“Será um momento muito especial para renovar a comunhão de todos em torno do pastor. Essa é a proposta da Festa de Pentecostes, celebrar a unidade”, afirmou o sacerdote. Padre Josenildo lembra que dom Fernando solicitou às 118 paróquias que suspendam das missas da tarde e noite para que os fiéis possam participar da celebração, no Cais da Alfândega.

About Filipe