Relíquias dos Santos em nossa paróquia

Esta semana a nossa paróquia recebeu as Relíquias dos papas São João Paulo II e São João XXIII. Foi mais uma oportunidade que tivemos de venerar estes sagrados objetos para rememorar a vida destes estimados papas que são testemunho de batizados que se tornaram santos através do testemunho da união com Deus ao longo da vida e de dedicação e amor ao próximo.

Nos dias 25, 26 e 27/06, estas relíquias visitaram todas as capelas e igreja da nossa paróquia. Veja aqui como foi a programação:

Dia 27/06 - Igreja Matriz de Casa Forte
Depois da peregrinação em nossas comunidades, as Relíquias dos santos papas, estiveram na Matriz de Casa Forte onde aconteceu a celebração do Sagrado Coração de Jesus (nosso padroeiro), às 19h30, presidida por Padre Edwaldo e co-celebrada por Padre Deyvson.

Foi uma celebração muito emocionante, onde os fiéis puderam celebrar a Páscoa de Cristo, pelo Sagrado Coração de Jesus e venerar as estimas relíquias de São João Paulo II e São João XXIII.

Dia 26/06 - Visita às capelas das irmãs da Sagrada Família, Bananal e Poço da Panela.

A Cada local que visita as relíquias motivam os católicos na Fé e no amor,  com foi a vida destes grandes santos São João Paulo II e São João XXIII

Dia 25/06 - Visita às capelas de Santana, Lemos Torres e Vila Vintém.

Momentos de Fé e muita comoção do Povo de Deus com as relíquias de São João Paulo II e São João XXIII nas comunidade.

Saiba mais:

RELÍQUIAS

A palavra relíquia tem origem no latim reliquiae, resto. É uma memória física, o testemunho vivo de um Santo ou de um Beato.
Na Igreja sempre teve um valor muito grande, porque nos transporta a um momento histórico concreto como um resto, uma presença, uma passagem histórica, um testemunho de um(a) batizado(a) que alcançou o estado de santidade, união com Deus ao longo da vida e surpreendente atenção ao próximo. E todos nós somos convocados por Deus a ser santos.

Uma relíquia é um objeto preservado para efeitos de veneração, sendo normalmente uma peça associada a uma história religiosa. Podem ser objetos pessoais ou partes do corpo de um santo.

São João XXIII e São João Paulo II

São João XXIII e São João Paulo II colaboraram com o Espírito Santo para restabelecer e atualizar a Igreja segundo a sua fisionomia originária, a fisionomia que lhe deram os santos ao longo dos séculos. Não esqueçamos que são precisamente os santos que levam avante e fazem crescer a Igreja.
Na convocação do Concílio, São João XXIII demonstrou uma delicada docilidade ao Espírito Santo, deixou-se conduzir e foi para a Igreja um pastor, um guia-guiado, guiado pelo Espírito. Este foi o seu grande serviço à Igreja; por isso gosto de pensar nele como o Papa da docilidade ao Espírito Santo.
Neste serviço ao Povo de Deus, São João Paulo II foi o Papa da família. Ele mesmo disse uma vez que assim gostaria de ser lembrado: como o Papa da família. Apraz-me sublinhá-lo no momento em que estamos a viver um caminho sinodal sobre a família e com as famílias, um caminho que ele seguramente acompanha e sustenta do Céu.
Que ambos nos ensinem a não nos escandalizarmos das chagas de Cristo, a penetrarmos no mistério da misericórdia divina que sempre espera, sempre perdoa, porque sempre ama.

(Trecho da homilia do Papa Francisco por ocasião da canonização dos Beatos João XXIII e João Paulo II. Datada de 27 de abril de 2014)

About Veronildo Souza de Oliveira