Formação Litúrgico-Musical completa 20 anos

Curso Ecumênico de Formação Litúrgico-Musical completa 20 anos
   
No dia 19, sábado, na Casa da Reconciliação, em São Paulo, estiveram reunidos a coordenação e os professores do Centro de Formação e Atualização Liturgico-Musical, (CELMU) para celebrar os 20 anos do curso. O dia foi marcado por momentos de partilha, celebração e confraternização. Os professores manifestaram a grande alegria em trabalhar neste curso que já formou mais de mil alunos. O curso visa formar e atualizar pessoas que trabalham com música e liturgia e necessitam de um suporte teórico-musical e litúrgico.

Ao longo destes 20 anos, compositores, letristas, animadores de canto, regentes e instrumentistas realizaram o curso e tornaram-se referência para a liturgia em suas comunidades promovendo um efeito multiplicador para a formação litúrgico-musical.

Nos momentos de reflexão foi ressaltada a urgente necessidade da formação litúrgico-musical porque a prática comprova que grande parte da participação da assembleia nas ações litúrgicas é assegurada pela música. “A música litúrgica facilita a compreensão e acolhida da palavra de Deus, atinge mais profundamente a pessoa na sua totalidade, expressa com mais força a fé da comunidade orante, cria maior união entre os irmãos, possibilita um mergulho no mistério. Contudo, deve ser ‘boa música’ e que seja bem executada, tanto aquelas partes próprias de toda a assembléia litúrgica, quanto às partes que podem ser assumidas por solistas, ou grupo de cantores. Assim, naquelas Igrejas onde, por um motivo ou outro houve um enfraquecimento ou descuido na formação musical, certamente, são percebidas muitas lacunas e dificuldades durante as celebrações litúrgicas. Todos sentem a urgência desta formação litúrgico-musical, não só dos ministros da música (cantores, instrumentistas, compositores) como também de todo o povo celebrante”, destacou o assessor da CNBB para Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.

A próxima etapa do curso será de 04 a 14 de janeiro de 2012.

Outras informações e inscrições pelo telefone (11) 3885-5025 em horário comercial, ou pelo site www.celmu.com.br.

Fonte: CNBB.ORG
Colaboração: Maria Lioza

Share on Google Plus

About Marcio Bourbon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.