PASTORAL DA COMUNICAÇÃO - PASCOM

·        Início de implantação na Paróquia: 1995
As atividades da Pastoral da Comunicação foram iniciadas em 1995, com o desafio de editar um jornal da paróquia mensal.  Em setembro do mesmo ano foi editado o primeiro número do Jornal “Folha Forte”. Antes do Folha Forte, era editado o “Informal”, primeiro veículo de comunicação da Paróquia, que teve vida breve de cinco anos de circulação.

·          De que se ocupa:
Hoje, a comunicação não se limita apenas a confecção do jornal, mas está envolvida com todas as ações que necessitem repercussão na Paróquia e fora dela.  Além do Jornal Folha Forte, a pastoral mantem o site: www. paroquiadecasaforte.com.br, e as redes sociais: Facebook, Twitter e YouTube, entre outras mídias.

·          Objetivo Geral:

O objetivo da Pastoral da Comunicação é utilizar de todos os meios e recursos disponíveis, para fazer chegar aos paroquianos e ao público em geral, a Palavra de Deus atualizada e contextualizada para os dias de hoje, assim como informar as programações, temas e atividades das pastorais e de grupos de serviços, divulgando seus trabalhos e ações.

·          Estruturação:

Na paróquia de Casa Forte a PASCOM desenvolve a comunicação através das mídias:

ü  Site da paróquia

ü  Blogs de algumas pastorais

ü  Redes sociais: Facebook, Twitter e YouTube,

ü  Jornal Folha Forte

·          Dinâmica da Pastoral
A Pastoral da Comunicação é formada por leigos, composta por uma jornalista responsável e  demais integrantes que dinamizam as ações da pastoral. Conta também com o Grupo Jovem, através do Ministério da Comunicação, e dos Adolescentes, que participam na produção do Folha Jovem, que compõe o Folha Forte.

A Pastoral tem responsáveis pela manutenção do site, blog e das redes sociais, que procuram atualizar todas as mídias com informações das atividades pastorais e de toda a paróquia.

A equipe se reúne uma vez no mês, na primeira quarta-feira, onde são debatidos e discutidos os assuntos que irão compor a pauta do novo número do jornal e distribuídas as tarefas. As matérias são enviadas por e-mail, até o dia 26 de cada mês, para o coordenador da equipe. Todos os textos são revisados por um membro da equipe com formação específica. Por fim, o jornal é diagramado em CorelDraw x6 e, posteriormente, enviado  para a gráfica MXM, parceira que imprime o jornal, há mais de 19 anos.

Os membros da equipe se utilizam da internet para se comunicarem quando há dúvidas com relação a textos, fotos, materiais de propaganda, o que facilita e agiliza a elaboração do jornal e atualizações do site.

Fica a cargo da Pascom, a cobertura dos principais fatos que ocorrem na paróquia, principalmente nas principais datas festivas, onde a equipe se divide para dar cobertura fotográfica e de texto.

·          Componentes da equipe:

Carlinho, Fátima, Filipe, Irma, Lele, Marcinho, Stela, Vera e Veronildo.

1. Sou o escritor e jornalista Clovis Domingues e parabeniso a todos pelo esforço na direção da boa comunicação na Igreja.
    Sou o autor da oração e do hino à Virgem da Comunicação que já são usados nos encontros e celebrações da pascom em alguns estados.
    (Confere vídeo youtube Hino à Virgem da Comunicação de Clovis Domingues)
    Se houver interesse é só enviar-me o endereço de e-mail e retorno como o Hino e algumas sugestões.
    Estamos aqui em nossa pequena comunidade São Judas Tadeu, Apóstolo e Mártir,na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida,Cocaia, Guarulhos, com matriz e outras comunidades celebrando, neste ano, a XIV SEMANA DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS SÃO JOÃO PAULO II e neste ano teremos a reflexão sobre o tema "A verdade vos libertará".
    O Hino à Senhora está calcado sobre os três pilares "VERDADE, JUSTIÇA E AMOR"
    MEU ENDEREÇO cd.vivafeliz@gmail.com
    Que a Virgem da Comunicação interceda por todos afim de realizarmos a boa comunicação para a evangelização.
    Também em 2017 lancei o livro "Comunicação em Gotas" fruto de experiências concretas desde os primórdios da Pascom.
    Agradeço atenção e me coloco ao vosso inteiro dispor para dar minha humilde colaboração.
    Em Cristo, Nosso Motivo Maior.