Assembleia Pastoral 2016

No último dia 23 de setembro, foi realizada a Assembleia Pastoral da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Com a animação da Comissão da Juventude, os representantes das pastorais, coordenadores de pastorais, clero e povo em geral foram acolhidos para um dia muito especial para a paróquia.

INÍCIO DOS TRABALHOS

Padre Deyvson fez as orações iniciais. Falou da programação da Assembleia e que seria feita uma apresentação dos resultados alcançados sobre o tema da Assembleia do ano passado, com a palestra “Dízimo, contribuição motivada pela fé. Apresentação das conquistas da Pastoral do Dízimo e ações do CAEP”, apresentada por Ana Rosa, Flávio e Inaldo.

Ana Rosa
Flávio
Inaldo
Na oportunidade, foi mostrada a real situação financeira e administrativa da Paróquia de Casa Forte, apresentando a evolução do ultimo ano

Palestra Tema: “No ano da Misericórdia, a visão da Igreja sobre FAMÍLIA”

Para desenvolver o tema “No ano da Misericórdia, a visão da Igreja sobre FAMÍLIA”, foi convidado o Prof. Sandro Roberto Gomes, professor da Faculdade Salesiana, que desenvolveu o tema com maestria e sabedoria.

O Prof. Sandro fez uma retrospectiva dos documentos da Igreja que abordam o tema Família.  Relembrou fatos que aconteceram em 1965, como o Concílio Ecumênico Vaticano II, em 1980, com a V Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família: “A Missão da Família no mundo contemporâneo”. Depois de um ano, a 22 de novembro de 1981, o Papa João Paulo II publicou o documento pós-sinodal “Familiaris Consortio”.  E o Papa Francisco que apresentou as novas diretrizes definidas pela Igreja na XIV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que ocorreu entre os dias 4 e 25 de outubro de 2015, com o tema: "A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo".

Após o lanche, os participantes formaram cinco grupos para trabalhar o tema abordado, com situações e perguntas, com o objetivo que cada um desse ideias e soluções que possam nortear a caminhada na paróquia.

Às 12 horas foi servido o almoço, na quadra Dom Hélder Câmara

À tarde, os representantes dos grupos se apresentaram, colocando a situação problema, as perguntas e o resultado das discussões de cada grupo.

Continuando, Pe. Deyvson fez uma palestra com o tema: “Organização da nossa Paróquia com base teórica na pastoral de conjunto”, explicando que a paróquia era uma comunidade de comunidades, mostrando as comunidades que compõem a Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Falou da necessidade da implantação da Pastoral orgânica, não como mais uma pastoral, mas a interação de todas.

Homenagem: ao grupo dos Samaritanos que foi criado e se integrou no CPP.

Avisos: Data final para entrega do calendário de 2017 – 30 de novembro de 2016;
                 Data da Assembleia Paroquial de 2017 – 28 de outubro 2017.

Finalização da Assembleia
Orações finais