Assembleia Arquidiocesa de Pastoral, dias 15 e 16 de novembro

A Arquidiocese de Olinda e Recife realizou nos dias 15 e 16 de novembro a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, no Colégio Vera Cruz. O evento reuniu representantes dos vicariatos, das comissões arquidiocesanas, das pastorais das 115 paróquias, na presença do clero, vigários gerais, episcopais e outras instituições como os Seminários e a Universidade Católica, sob a presidência de dom Fernando Saburido. Padre Josenildo Tavares coordenou os trabalhos com a ajuda preciosa dos seminaristas

Assembleia no Colégio Vera Cruz
 Entrada de Dom Fernando Saburido
 Entrega dos simbolos

Inícios dos trabalhos

Coordenador do evento - Pe. Josenildo Tavares

O objetivo do Assembleia foi de discutir e aprovar o Plano Pastoral da AOR, para os próximos três anos. Na sexta, os trabalhos foram conduzidos inicialmente em grupos formadas pelas 13 comissões arquidiocesana, tendo como coordenação o próprio coordenador arquidiocesano de cada comissão e secretariado por seminaristas. Cada grupo discutiu as contribuições advindas das paróquias, dos vicariatos e das comissões, previamente sistematizadas, realizando alguns ajustes e inclusões de pontos considerados relevantes. No sábado, os trabalhos se concentraram no auditório do Colégio, onde foram feitas as apresentações dos resultados de todas as comissões, sistematizados pelos seminaristas e professores.  Ao término de cada apresentação as propostas eram submetidas à aprovação da assembleia. Ao final, todas as propostas das comissões foram aprovadas.

Votação da assembleia

Benção das propostas ao Plano Pastoral
 Benção final ao presentes
 Entrega de colar com crucifixo aos membros dos Vicariatos, por cada vigário episcopal

Dom Fernando agradeceu a participação de todos na construção do Plano Pastoral, que norteará os caminhos a serem seguidos pela igreja de Olinda e Recife, mas ficou preocupado com o número de propostas aprovadas, dizendo que seria o primeiro a cobrar o empenho de cada um na implementação das mesmas.
O Plano de Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, em definitivo, deverá ser apresentado no dia 8 de junho de 2014, na Festa de Pentecostes.

About Veronildo Souza de Oliveira