Dom Fernando participa da Novena de Nossa Senhora em Aparecida

“Que Maria ajude a todos a ser discípulos missionários radiantes da alegria – que é Cristo – numa Igreja mais servidora e construtores de uma sociedade mais justa, mais fraterna e menos desigual”
O Arcebispo de Olinda e Recife (PE), Dom Antonio Fernando Saburido ajudou os fiéis presentes no Santuário de Aparecida a refletirem o tema ‘Maria: Alegria de quem busca a Deus’, nesta quarta-feira (10), 8º dia da Novena de Aparecida.

Dom Antonio Fernando afirmou que é uma grande alegria participar da Festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e sentir o carinho de tantos devotos e devotas, romeiros e romeiras, que enchem este Santuário Nacional de fé e esperança.

“Há também muitas preces de dor e sofrimento e, mesmo nestas súplicas, existe a confiança de saber que o Senhor não nos desampara nunca. Em cada calvário, ao pé de cada cruz, está sempre presente a Virgem Maria, invocada na sua Ladainha como causa da nossa alegria”, acrescentou.

Refletindo o Evangelho, Dom Antonio Fernando afirmou que desde cedo Jesus buscou a Deus e foi essa busca que lhe revelou todo o projeto do Pai para o Filho, nosso Salvador.

“Também nós buscamos a Deus por amor, a fim de que saibamos qual é o projeto de sua vontade para a nossa vida. Buscar a Deus é esforço diário e permanente que deve caracterizar a vida de todo batizado que, pela graça do sacramento do Batismo, foi iniciado como discípulo e discípula de Jesus”, afirmou.

O Arcebispo de Olinda e Recife (PE) ressaltou que Maria, aquela que aos pés da cruz nos assumiu verdadeiramente como filhos e filhas, também nos ajuda a progredir, a partir do seu exemplo de fidelidade e disponibilidade, na capacidade de amar e servir.

“Em sua vida, mesmo as horas tristes são marcadas pela confiança em Deus. Ela é alegria dos que buscam a Deus porque ela também o buscou de coração sincero e o procurou buscando um jeito de servi-lo. O alegre canto do Magnificatmostra Maria como mulher capaz de se comprometer com sua realidade e, diante dela, ter voz profética”.

Dom Antonio Fernando perguntou aos fiéis presentes na Basílica de Aparecida qual é o tipo da alegria que Maria é para os que buscam a Deus.

“O povo brasileiro é conhecido no mundo por sua alegria e muitos jovens do mundo inteiro estão na feliz expectativa de vir ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude e, ao mesmo tempo, conhecer a nossa alegria”.
O Arcebispo afirmou que Maria, que tem acompanhado tão de perto o povo brasileiro desde 1717, quando sua imagem venerável foi tirada das águas do Paraíba, continua caminhando conosco e nos ajudando a fazer tudo o que Jesus disser.

“Como mãe, Maria nunca nos abandona. Como mestra, sempre nos educa, esforçando-se para nos tirar daquela preguiça que nos impede de ser discípulos missionários desta querida Igreja que reencontrou suas razões de ser no Concílio Ecumênico Vaticano II, cuja abertura se deu em 11 de outubro de 1962 e que foi uma das grandes alegrias do povo de Deus no século XX”, afirmou.

“Esperamos, por isso, que a Festa de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, nos ajude a todos a ser discípulos missionários radiantes da alegria – que é Cristo – numa Igreja mais servidora e construtores de uma sociedade mais justa, mais fraterna e menos desigual”, finalizou Dom Antônio Fernando.

Reveja a homilia de Dom Antonio Fernando Saburido:

Emoção - Diariamente no Santuário Nacional de Aparecida romeiros manifestam a sua fé e o seu amor a Nossa Senhora e ao seu Filho Jesus Cristo. Neste 8º dia da Novena Solene de Aparecida a entrada da Imagem da Padroeira do Brasil emocionou os fiéis presentes na Casa de Nossa Senhora.

Com velas nas mãos, os fiéis receberam a Imagem da Mãe Aparecida. A entrada da Imagem da Virgem de Aparecida lembrou a perda de Jesus no Templo. Entraram pelas quatro naves da Basílica romeiros como manifestação daqueles que buscam a Deus.

Reveja o momento da entrada da Imagem de Nossa Senhora Aparecida
Entrada da Bíblia no 8º Dia da Novena