Paroquianos e paroquianas

O mês de outubro caracteriza-se como o Mês das Missões e é também o Mês do Rosário. É o segundo mês do ano em que nos voltamos, de modo especial, para a mãe de Jesus e nossa.  A Igreja da América Latina e do Caribe, desde o ano de 2007, com a V Conferência de Aparecida, vem insistindo com todos os cristãos para sermos discípulos missionários.
O nosso querido Arcebispo,  Dom Fernando,  embarcou, de cheio, no espírito de Aparecida e faz questão que todas as nossas pastorais e outras atividades a serem desenvolvidas  estejam imbuídas desta mística missionária.

O mundo em que vivemos está passando, inegavelmente, por uma forte crise de fé. De um lado, constatamos um inegável progresso humano e,  de outro,  um estranho afastamento de Deus com um certo desprezo da mensagem cristã. O que fazer? O “ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura” está nos parecendo ser o grande desafio para os cristãos de hoje. O desafio é tanto e maior não quando se trata de nos dirigirmos a pagãos e, sim, a um povo que se afirma cristão e vive à maneira pagã. É como se fôssemos evangelizar os que se acham evangelizados.

A Doutrina Cristã é de singular beleza e de incomensurável riqueza, mas como transmiti-la, hoje, a um mundo consumista e tão confuso no tocante ao problema religioso?  O pluralismo religioso é um fato, mas é também verdade que há um verdadeiro comércio da fé. Uma multidão de irmãos ignorantes e necessitados do essencial para viver, descrente de políticos inescrupulosos navega por águas turvas e acredita em coisas que o mínimo de espírito crítico a levaria a rejeitar. A nossa esperança é que melhore, o quanto antes,  a qualidade da educação do povo, muitos desses falsos profetas, de quem a Bíblia nos fala. Desejo contar com você, leitor(a) amigo(o),  nesta empreitada que a nossa Igreja nos confia e que, em nome do nosso compromisso de fé , não nos é lícito faltar.

Agora, permita-me falar de um outro assunto:  A 33ª FESTA DA VITÓRIA REGIA, versão 2011. A CRECHE BENEFICENTE MENINO JESUS, com as suas 180 criancinhas,  e a CASA DA CRIANÇA MARCELO ASFORA,  com suas  120  crianças,  precisam contar, mais uma vez,  com a nossa generosidade. Espero ver esta Praça cheia de gente de boa vontade, confraternizando-se e ajudando o Vigário a manter esta obra de inestimável  valor. São 300 crianças que, no futuro, e já no presente, não farão parte desta triste multidão de menores abandonados. Deus nos ilumine e aos nossos governantes, para cuidarmos com mais solicitude da infância e da adolescência de nosso País .

Com generosa bênção e minhas orações, aguardo vocês nestes abençoados  nos dias 4, 5 e 6 de novembro.  Amém.

About Veronildo Souza de Oliveira