Escola da Juventude realiza Formaju

Nos dias 10 e 11, no Centro de Formação Pastoral, da diocese de Caxias do Sul (RS), a Pastoral da Juventude realizou a 2ª etapa de formação, a chamada Formaju. Nesta 2ª etapa os jovens presentes, vindos das comunidades e grupos de jovens da diocese, refletiram questões relacionadas a dimensão sócio-política e teológica à luz do Documento 85 da CNBB “Evangelização da Juventude: Desafios e perspectivas pastorais”.

Com a assessoria de Arnaldo Poletto e Sandino Rafael os jovens foram convidados a vivenciar a importância e a relação da juventude com a sociedade contemporânea, isto é, nas relações do jovem para com Deus e com a sociedade. “Não é possível sermos indiferentes ao modelo que exclui e oprime; é preciso mudar a cena, construir um novo roteiro nos meios de nossas vidas”, enfatizou Sandino nas reflexões em que o grupo incutia e relacionava na prática metodológica do “Teatro do oprimido”.

Na noite de sábado houve a caminhada dos mártires, presidida pelo padre Marcionei da Silva, rezada com a participação dos jovens, fazendo memória daqueles que doaram a vida pela causa do Evangelho.

A próxima etapa da escola acontece nos dias 8 e 9 de outubro, novamente no Centro de Formação Diocesano.