Semana Nacional mobiliza sociedade contra às drogas

Por Camila Maciel - Jornalista da Adital

Apoio Maria Lioza Correia - Pastoral Litrugica

Uma semana dedicada à conscientização e mobilização da sociedade brasileira para enfrentamento aos problemas relacionados ao uso de drogas. Esse é o objetivo da Semana Nacional Antidrogas, que teve no dia 19 e segue até 26 de junho. A data foi estabelecida em 1999 pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), do governo federal. A programação é diversa e, em cada estado, é realizada por diferentes setores da sociedade.

Na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, por exemplo, uma das programações é proposta pela Pastoral da Sobriedade, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Centrode Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (CDPDH). Ambas as entidades fazem parte do Conselho Estadual sobre Drogas no Ceará (Cepod).

Este é o segundo ano que a Pastoral realiza a Semana Antidrogas em Fortaleza e tem como tema "Ajude a quem precisa da sua ajuda”."A ideia não é só mostrar os malefícios do uso das drogas, mas mobilizar o poder público e a sociedade nessa batalha”, explica Rogério Melo, coordenador Estadual da Pastoral da Sobriedade.

A programação teve início na manhã de ontem (19) com a realização de uma missa em ação de graças. Em seguida, um ato ecumênico reuniu diferentes grupos e movimentos da cidade, que atuam no acolhimento de usuários de droga. As experiências de vários grupos, dentre eles católicos e evangélicos, foi compartilhada como forma de mobilizar os que participaram do momento.

Durante toda a semana, serão realizadas palestras sobreos malefícios do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas. Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, a Pastoral da Sobriedade falará para adolescentes entre 13 e 17 nas escolas que estão em áreas de "alto risco de dependência”, conforme esclareceu Rogério.

No último dia da semana, próximo domingo (26), uma mesa redonda reunirá representantes de órgãos públicos e da sociedade civil em um debate sobre a dependência química no Ceará. Além da capital Fortaleza, pelos menos outros vinte municípios realizam atividades, por meio da Pastoral, no estado.
Paraíba é outro estado a realizar programação no marco da Semana Nacional Antidrogas. Na capital João Pessoa, as atividades são puxadas pelogoverno do estado e pela Senad, com participação do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen). No último domingo (19), foi realizada a II Corrida Contra as Drogas e nesta terça-feira (21) será instalado o Comitê Antidrogas da Escola Estadual Almirante Saldanha. A programação prossegue no dia 22, quarta-feira, com o Encontro Intersetorial Sobre Dependência Química.

Com informações de O Norte - Arquidiocese de Fortaleza